SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA DE ALIMENTOS

O que é? A ISO 22000:2006 é uma norma internacional que estabelece as melhores práticas a serem adotadas na condução do Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos para qualquer organização da cadeia de alimento (sólidos ou líquidos). Exemplo: Desde produtores de grãos e produtos primários, até empresas de fabricação de alimentos, transportadoras, armazéns, centro de distribuição e vendas, inclusive nos fornecedores de equipamentos, materiais de embalagem, ingredientes, etc... . Trata-se de um modelo atualizado e reconhecido internacionalmente, o qual começa a ser aplicado em todo o mundo. Permite estabelecer através de procedimentos devidamente planejados e documentados, indicadores de desempenho dos processos e do próprio Sistema, também traz requisitos para um Sistema de Gestão completo para a segurança na produção de alimentos, excedendo os requisitos do HACCP (Hazard Analysis Critical Control Point - Análises de Perigos e Pontos Crítico de Controle).Visa também demonstrar a habilidade da empresa em controlar os riscos e perigos na segurança dos alimentos e procurar constantemente gerar produtos finais seguros. O objetivo é atender de forma satisfatória, tanto os requisitos acordados com os Clientes, como os aspectos regulamentares, diretrizes reconhecidas, princípios e códigos aplicáveis à cadeia de segurança do alimento (ex: Codex Alimentarius, normas nacioanis ou internacionais do setor).

Quem se beneficia? A ISO 22000:2006 traz benefícios não somente para a empresa que implanta o Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos, mas para toda cadeia de fornecimento vinculado ao produto, através de uma administração responsável, visando, sempre através deste Sistema, a segurança e qualidade final do produto nos seus diversos estágios. Os maiores benefícios são: melhor organização e domínio pela empresa em relação aos processos desenvolvidos; mapeamento dos riscos e perigos relacionados ao fluxo da cadeia produtiva focada no escopo do produto e/ou serviço, disciplina na execução das tarefas através de definições de responsabilidades e métodos; estabelecimento de indicadores da qualidade para os processos e sistema, os quais visam  medir o  desempenho  e  segurança  do
2009 © Todos os direitos reservados.
 Master Qualidade Assessoria e Treinamento Ltda - Praça Dr. Luciano Esteves dos Santos, 216 cjto84 Edifício Vector Center   - CEP:13480-048 - Centro - Limeira/SP
Tel.: (19) 3441-5811
|       email.: masterqualidade@masterqualidade.com.br
ISO 22000:2006
alimento, agregando valor ao Cliente interno e externo; ações preventivas constantes; previsibilidade dos resultados e otimização dos recursos empregados; redução dos custos operacionais com a redução dos retrabalhos dos produtos ou serviços; estabelecimento de pontos críticos de controle durante o processo, minimizando riscos de contaminação e aumento do compromisso e trabalho em equipe.

Quais as vantagens competitivas? A ISO 22000:2006 traz como grande vantagem, a imagem da empresa junto aos Clientes e Consumidores na demonstração da garantia (confiança) da qualidade dos produtos, assim como a sua segurança em relação ao atendimento dos requisitos aplicáveis e as diversas condições que a impactam o alimento, além do compromisso constante da melhoria contínua neste processo. Estabelecendo desta forma um grande diferencial estratégico no mercado que atua e no próprio crescimento organizado. Atualmente, os Consumidores e Clientes deste setor, consideram a garantia e melhoria da qualidade, além da sua segurança do alimento, um fator decisivo na parceria e na continuidade dos negócios.

Como a MASTER pode auxiliar sua empresa neste processo? A MASTER QUALIDADE é uma empresa especializada em serviço de consultoria, treinamento e auditoria em Sistemas de Gestão, contribuindo de forma direta na estruturação através de:
- Definição e documentação do Sistema;
- Treinamentos e Conscientização de todo o pessoal na ISO 22000:2006;
- Treinamentos e Formação de Auditores Internos;
- Realização de Auditoria de Diagnóstico Inicial, de Implementação e Pré-Auditoria;
- Apoio na
implementação e operacionalização do Sistema ISO 22000:2006;
- Preparação da empresa para Certificado por organismos Certificadores;
- Auditoria Interna do Sistema de
Gestão ISO 22000:2006 e Auditoria em Fornecedores;
- Terceirização de Serviços de Controle e Gerenciamento do Sistema de Gestão.
Solicite um contato para consulta e/ou informações