SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PARA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA (REQUISITOS PARTICULARES PARA APLICAÇÃO DA ISO-9001:2000 PARA PRODUÇÃO DE SÉRIE E DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO DAS INDÚSTRIAS AUTOMOTIVAS)

O que é? A ISO/TS 16949:2002 é uma norma automotiva mundial (Especificação Técnica) a qual foi elaborada conjuntamente pelos membros do IATF. O IATF (International Automotive Task Force - Força Tarefa Internacional Automotiva) é um grupo de fabricantes automotivos (General Motors, Ford, Daimler Chrysler, BMW, PSA Citroen, Volkswagen, Renault, Fiat) e suas respectivas associações. Esse grupo foi formado para fornecer produtos com a qualidade melhorada aos Clientes automotivos.

A ISO/TS 16949:2002 define requisitos do sistema da qualidade baseados na ISO 9001:2000, AVSQ (Itália), EAQF (França), QS-9000 (USA) e VDA 6.1 (Alemanha).

Trata-se de um modelo reconhecido e aplicado em empresas onde produtos especificados pelo Cliente da Indústria Automobilística são manufaturados para produção em série e/ou fabricação de peças e partes de reposição, permite estabelecer através de procedimentos devidamente planejados e documentados, considerando inclusive requisitos específicos do setor automobilístico, indicadores de desempenho dos processos e do próprio Sistema, ações para promover a melhoria contínua da qualidade e resultados do negócio, além de proporcionar um maior foco para atendimento aos requisitos especificados pelos Clientes. Trata-se, portanto, de uma forte ferramenta para estruturar, organizar e direcionar a Gestão do negócio como um todo, com foco nos resultados internos até a maior satisfação do próprio Cliente.


Quem se beneficia? A ISO/TS 16949:2002 traz benefícios não somente para a empresa que implanta o Sistema de Gestão da Qualidade, mas para os Clientes, cadeia de fornecedores e a sociedade em geral, através de uma administração responsável dos recursos utilizados (eficiência) e com foco nos resultados (eficácia). Os maiores benefícios são: melhor organização e domínio pela empresa em relação aos processos desenvolvidos; disciplina na execução das tarefas através de definições de responsabilidades e métodos; estabelecimento de indicadores da qualidade para os processos e sistema, os quais visam medir o desempenho e agregar  valor  ao  Cliente  interno  e  externo;  ações  preventivas constantes;  previsibilidade  dos  resultados  e
2009 © Todos os direitos reservados.
 Master Qualidade Assessoria e Treinamento Ltda - Praça Dr. Luciano Esteves dos Santos, 216 cjto84 Edifício Vector Center   - CEP:13480-048 - Centro - Limeira/SP
Tel.: (19) 3441-5811
|       email.: masterqualidade@masterqualidade.com.br
ISO/TS 16949
otimização dos recursos empregados; redução dos custos operacionais com a redução dos retrabalhos dos produtos ou serviços e redução da variação da produção, aumentando sua eficiência, consequentemente aumentando a qualidade da produção e dos processos.

Com a
implementação da ISO/TS 16949:2002 existe uma forte tendência de reduzir o número das múltiplas certificações de auditorias de terceira parte no setor. Adicionalmente, proporcionar maior credibilidade quando estiver participando de concorrências de contratos mundiais.

Quais as vantagens competitivas? A ISO/TS 16949:2002 traz como grande vantagem, a imagem da empresa junto aos Clientes do setor Automotivo na demonstração da garantia (confiança) da qualidade dos produtos e/ou serviços, além do compromisso constante de atendimento dos requisitos específicos e da melhoria contínua. Estabelecendo desta forma um grande diferencial estratégico no mercado que atua e no próprio crescimento organizado. Atualmente, os Clientes da Indústria Automotiva consideram fundamental a certificação dos fornecedores diretos que venham atender esta cadeia de suprimentos, como um fator decisivo na aquisição de produto, partes, peças ou serviço.

Como a MASTER pode auxiliar sua empresa neste processo? A MASTER QUALIDADE é uma empresa especializada em serviço de consultoria, treinamento e auditoria em Sistemas de Gestão, contribuindo de forma direta na estruturação através de:
- Definição e documentação do Sistema;
- Treinamentos e Conscientização de todo o pessoal
na ISO/TS 16949:2002;
- Treinamentos e Formação de Auditores Internos;
- Realização de Auditoria de Diagnóstico Inicial, de Implementação e Pré-Auditoria;
- Apoio na
implementação e operacionalização do Sistema ISO/TS 16949:2002;
- Preparação da empresa para Certificado por organismos Certificadores;
- Auditoria Interna do Sistema de
Gestão ISO/TS 16949:2002 e Auditoria em Fornecedores;
- Terceirização de Serviços de Controle e Gerenciamento do Sistema de Gestão.
Solicite um contato para consulta e/ou informações